domingo, 11 de março de 2012

Quem foi Antonio Giovanni Alves de Sousa?


Professor Antônio Giovanni Alves de Sousa
Nascido Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, aos 20 dias do mês de setembro, há 71 anos, filho de Antonio Alves de Sousa Sobrinho – o marceneiro “mestre Toinho” e de Oscila Laurindo Alves. Desde cedo demonstrou sua vocação para as letras; muito inteligente e dedicado aos estudos, matriculou-se no Grupo Escolar “Cassiana Rocha”, cursando as primeiras séries do Primário. Depois vai estudar em Teresina, Parnaíba, e por último, no Seminário Franciscano de Santo Antonio, em Ipuarana, Campina Grande – PB; portanto, educado na filosofia franciscana e possuidor de vasto conhecimento, não só da língua mãe, mas também noções básicas de latim, francês, inglês e grego.

       Ao deixar o Seminário vai a São Luís-MA e faz uma etapa do curso de férias da Campanha de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento do Ensino Secundário (CADES), em 1964, na área de língua portuguesa. Ao retornar a Piripiri é convidado pelo saudoso Diretor do Ginásio José Narciso, Omar Rezende, para lecionar a disciplina Português, sendo admitido na Rede Estadual de Educação em 22.04.1965. Mais tarde faz mais duas etapas da CADES, desta feita em Teresina, nos anos de 1966 e 1967.

Profissional competente, respeitado, sério e exigente; dedicou toda sua vida profissional ao magistério; educou uma geração de jovens, adolescentes e adultos de Piripiri e região; soube como ninguém se despojar de tudo e se entregar ao magistério como profissão, unicamente, permanecendo em sala de aula 31 anos, quando se aposentou por tempo de serviço, depois de passar por várias escolas, como Ginásio José Narciso, Unidade Escolar “Aderson Ferreira”, Unidade Escolar “Embaixador Espedito Rezende”, Patronato “Santa Catarina Labouré” mantenedora da Escola Normal “São José”.

O professor Giovani como era carinhosamente chamado foi exemplo de educador, professor – mestre de gerações, que partiu para eternidade em 15.11.2004, deixando, além da saudade, uma lacuna irreparável na EDUCAÇÃO DE PIRIPIRI. Piripiri e seu povo muito devem a este lapidador das letras.

Ao NOSSO GRANDE MESTRE DE GERAÇÕES, PROFESSOR GIOVANNI, o nosso reconhecimento, a nossa homenagem e gratidão!

 Publicado por: Hélcio Ferreira - Texto: Professor Luiz Mário Getirana. Disponível em: <http://www.portalsemfronteiras.com.br/noticias/184/geral/homenagem-ao-grande-mestre-de-geracoes.html>. Acesso em 11 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição!