quarta-feira, 25 de abril de 2012

Diplomas de Pedagogia

DIPLOMAS DE PEDAGOGIA 

Encontram-se na UESPI, Campus de Piripiri, os  diplomas do Curso de Pedagogia dos seguintes graduados:

*Siarla Danielle Andrade
*Leila Renata Costa Nascimento
*Maria Ivonilde do Amaral Silva
*Hildamária Batista  Rodrigues
*Ana Cléia Pereira de Sousa
*Cristiane Rodrigues Silva
*Francisca Arlete da Silva Santos Pinto
*Aurineide Ximendes Felício

Os interessados devem procurar a secretaria do Campus para recebimento do diploma nos horários:

Segunda a sexta: manhã (08:00 h - 13:00 h)
Segunda a sexta: tarde/noite (16:00 h  - 22:00 h)




domingo, 1 de abril de 2012

Aviso sobre o funcionamento do Campus na próxima semana

Haverá aulas na UESPI, Campus de Piripiri normalmente segunda, terça e quarta




Aproveitem bastante o feriado para voltar com força total na segunda-feira!

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA




Na última reunião do Conselho Universitário realizada na sexta-feira (30/03/12), ficaram aprovadas por unanimidade as seguintes pautas relacionadas ao TCC:

  • Será utilizado como GUIA PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA de autoria do Prof. Msc. Célio Santiago para todos os cursos;


  • A Coordenação do Curso repassará os temas dos projetos de pesquisa para os professores da IES e estes selecionará os orientandos de acordo com sua linha de pesquisa;


  • O aluno deverá cumprir os horários marcados com o professor orientador de acordo com a disponibilidade do mesmo;


  • Os encontros serão registrados em ficha de acompanhamento individual e assinados pelo professor orientador e orientando;


  • Deverá ser entregue 3 vias encadernadas para análise da banca com o prazo estabelecido por esta, com a finalidade de conhecer o trabalho e registrar as devidas alterações necessárias antes do depósito final da MONOGRAFIA na Coordenação do Curso;


  • O aluno deverá entregar no ato do depósito 3 vias CAPA DURA, na cor PRETA e letras DOURADAS no prazo estabelecido pela BANCA e COORDENAÇÃO DE CURSO. O não cumprimento do prazo pelo aluno acarretará no impedimento da sua COLAÇÃO DE GRAU.

Pedagogia - Bloco IX - AACC's concluídas


Alunos que concluíram com êxito suas Atividades Acadêmicas Culturais e Científicas em 02 de abril de 2012.


Matrícula
Acadêmico
1025847
Ana Paula Mendes Ferreira
1025848
Anália Cristine da Silva
300973
Gislene de Brito Chaves
1025861
Luis Gonzaga da Costa Nascimento
1025862
Margarida Maria Campos de Carvalho
1025865
Maria da Conceicao Oliveira Araujo
1025881
Pamela Raquel Melo Sousa
1025882
Rafaela Lopes de Caldas
301272
Raiane Silva Vieira
1025885
Silvio Rodrigues de Souza
1019379
Telma Nayra Melo Sousa
1025888
Valdenísia Araújo da Silva



sexta-feira, 30 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diplomas de Pedagogia


Fluxograma do Curso


FLUXOGRAMA – LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MODALIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

CURRÍCULO 14 - A PARTIR DE 2011



Datas importantes dos meses de março e abril/2012


Data
Evento
06/03
Solicitação de Matrícula Curricular (Calouros)
07 a 09/03
Matrícula Curricular (Calouros, Veteranos, Reintegrados e Transferidos).
07/03 a 13/04
Aproveitamento de Disciplinas.
15/03
Início do Semestre Letivo 2012.1.
15/03

Publicação da 2ª Convocação para a Matrícula Institucional (Vestibular/UESPI 2012, para o 1º e 2º semestre, Capital e Interior).
15/03 a 18/05
Solicitação de Trancamento de Curso.
19 e 20/03
Matrícula Institucional – 2ª Convocação do processo seletivo Vestibular/UESPI 2012, para o 1º e 2º semestre / Capital e Interior.
02 e 03/04

Matrícula Institucional – 3ª Chamada, Vestibular/UESPI 2012, para o 1º e 2º semestres, Capital e Interior (1ª Convocação PREG)
13/04

Prazo final para solicitação de Aproveitamento de Disciplina
17/04
Publicação da 4ª Chamada para a Matrícula Institucional - Vestibular/UESPI 2012, para o 1º e 2º semestres, Capital e Interior (2ª Convocação PREG).
19 e 20/04

Matrícula Institucional – 4ª Chamada, Vestibular/UESPI 2012, para o 1º e 2º semestres, Capital e Interior (2ª Convocação PREG)
25/04

Prazo final para encaminhamento de Proposta de Eventos Pedagógicos, Acadêmicos e Culturais para a PREX.
27/04

Prazo final para entrega dos Comprovantes e Listas de Confirmação de Matrícula Curricular, do Período 2012.1, à DMIA

E-mail da Coordenação do Curso

Para entrar em contato com a coordenação do curso, escreva para:



pedagogiacoordenacao@yahoo.com.br

domingo, 11 de março de 2012

Coordenação Atual 2012

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). É pós-graduada em nível Latu Senso em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Associação Piripiriense de Ensino Superior - CHRISFAPI (Christus Faculdade do Piauí). Atualmente exerce a função de Professora de Educação Infantil, no Centro Educativo Municipal Dr. Adauto Coelho de Rezende, da PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI. É celestista formal da Universidade Estadual do Piauí, atuando como professora substituta no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, regime regular. É membro do Conselho Municipal de Educação como representante de Instituição de Ensino Superior - UESPI, na Câmara de Educação Especial. Tutora Presencial dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Letras/Inglês no Pólo de Piripiri- PI

Quem foi Antonio Giovanni Alves de Sousa?


Professor Antônio Giovanni Alves de Sousa
Nascido Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, aos 20 dias do mês de setembro, há 71 anos, filho de Antonio Alves de Sousa Sobrinho – o marceneiro “mestre Toinho” e de Oscila Laurindo Alves. Desde cedo demonstrou sua vocação para as letras; muito inteligente e dedicado aos estudos, matriculou-se no Grupo Escolar “Cassiana Rocha”, cursando as primeiras séries do Primário. Depois vai estudar em Teresina, Parnaíba, e por último, no Seminário Franciscano de Santo Antonio, em Ipuarana, Campina Grande – PB; portanto, educado na filosofia franciscana e possuidor de vasto conhecimento, não só da língua mãe, mas também noções básicas de latim, francês, inglês e grego.

       Ao deixar o Seminário vai a São Luís-MA e faz uma etapa do curso de férias da Campanha de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento do Ensino Secundário (CADES), em 1964, na área de língua portuguesa. Ao retornar a Piripiri é convidado pelo saudoso Diretor do Ginásio José Narciso, Omar Rezende, para lecionar a disciplina Português, sendo admitido na Rede Estadual de Educação em 22.04.1965. Mais tarde faz mais duas etapas da CADES, desta feita em Teresina, nos anos de 1966 e 1967.

Profissional competente, respeitado, sério e exigente; dedicou toda sua vida profissional ao magistério; educou uma geração de jovens, adolescentes e adultos de Piripiri e região; soube como ninguém se despojar de tudo e se entregar ao magistério como profissão, unicamente, permanecendo em sala de aula 31 anos, quando se aposentou por tempo de serviço, depois de passar por várias escolas, como Ginásio José Narciso, Unidade Escolar “Aderson Ferreira”, Unidade Escolar “Embaixador Espedito Rezende”, Patronato “Santa Catarina Labouré” mantenedora da Escola Normal “São José”.

O professor Giovani como era carinhosamente chamado foi exemplo de educador, professor – mestre de gerações, que partiu para eternidade em 15.11.2004, deixando, além da saudade, uma lacuna irreparável na EDUCAÇÃO DE PIRIPIRI. Piripiri e seu povo muito devem a este lapidador das letras.

Ao NOSSO GRANDE MESTRE DE GERAÇÕES, PROFESSOR GIOVANNI, o nosso reconhecimento, a nossa homenagem e gratidão!

 Publicado por: Hélcio Ferreira - Texto: Professor Luiz Mário Getirana. Disponível em: <http://www.portalsemfronteiras.com.br/noticias/184/geral/homenagem-ao-grande-mestre-de-geracoes.html>. Acesso em 11 de março de 2012.

Pedagogia


Origem

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antigapaidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termopedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas. [3]


Objeto de estudo e sujeito

O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador em intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o conhecimento", de forma sedutora, significativa e em comunhão com a realidade social, o perfil e a história de vida do educando, o conhecimento e a informação e a dimensão cognitiva do educando ao perceber, aprender, apreender e se apropriar de forma crítico-reflexiva do conhecimento e das informações transmitidas pela percepção pessoal de observador ou de sujeito da intervenção formativo-educativa da qual foi sujeito, a sua acomodação junto aos conhecimentos anteriormente existentes e sua capacidade de aplica-los à realidade social vivido-compartilhada enquanto ser social e cidadão. Logo, o sujeito da Pedagogia é o ser humano enquanto educando. O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico, embora a ação não-escolar venha ganhando, contemporaneamente, espaço significativo na ação e atuação do pedagogo. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural (ensino) que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena e o processo pelo qual a apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem). No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele, o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
Pequena estatueta grega em terracota do escravo pedagogo

Pedagogia no Brasil

O curso de Pedagogia nasce como bacharelado, na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por outras IES. O bacharelado em Pedagogia tinha a duração de três anos, com o objetivo de formar “técnicos em educação”. Entre as reformas do regime militar, a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o tendencialmente não apenas para a formação do professor do curso normal, mas também do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior, mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau. Hoje a duração no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos a 4 anos e meio.